Mensagem do Presidente

AEF, 70 anos no apoio às empresas da região e em especial aos seus associados


Vivemos tempos conturbados no mundo empresarial.

Todos os dias nos deparamos com dificuldades, barreiras, obstáculos que perturbam o desenvolvimento dos nossos negócios.

Estes tempos difíceis devem ser aproveitados, devemos corrigir erros passados e acima de tudo sobreviver e contribuir para um futuro melhor. O nosso concelho tem nos últimos tempos, um papel de destaque, honra e reconhecimento como exemplo para a economia nacional. Mas nem tudo são rosas e o momento atual tem de uma forma geral afetado os setores que vivem da economia interna – comércio e serviços. A AEF sabendo das dificuldades do nosso tecido empresarial, tem ao longo dos tempos dado passos decisivos para o reforço do apoio aos associados. Assim iniciamos no mês passado uma nova edição do QI PME NORTE, no intuito de apoiar as empresas participantes na melhoria do seu desempenho económico e financeiro, através de uma intervenção da modalidade de formação ação, que visa a melhoria dos processos de gestão, promove a formação orientada para o apoio ao desenvolvimento organizacional, a otimização de metodologias e processos de modernização e inovação. As empresas poderão ser apoiadas nomeadamente no domínio da internacionalização, inovação, marketing e comunicação, novas tecnologias e web, qualificação dos recursos humanos, processos de gestão, vendas, relacionamento com o mercado e canais de distribuição e competitividade geral da empresa.

Para o setor do comércio e serviços iniciaremos brevemente uma nova edição do DINAMIZAR.

Para além desta a AEF tem outras valências orientadas para questões muito práticas e que no dia-a-dia podem ajudar os seus associados.

Assim e porque o Verão está a chegar, desafiamos todos os associados a participarem nas iniciativas que se avizinham. No final deste mês decorrerão as habituais festas de S. Pedro com a participação da AEF e dos nossos associados na organização das “ Tasquinhas da Festa” onde poderá ser servido e degustado o que de melhor fazemos. No mês de Julho vamos realizar mais uma edição da “Festa das Francesinhas”. Esta é mais uma possibilidade para os associados participarem, promovendo os seus negócios e darem a conhecer as suas especialidades. No mês de Agosto, porque é o mês das férias, iremos em parceria com a CMF realizar a “Festa do Emigrante”, com espaços dedicados à gastronomia e vinhos, bordados e artesanato, doçaria e cultura. Esta iniciativa é mais uma possibilidade para dar a conhecer a potencialidade da região e cativar os nossos emigrantes. Este nicho de mercado não pode ser esquecido pois é ele a nossa primeira imagem fora do país. Em Setembro porque chegam as novas coleções, o Outono está a porta e o Verão a terminar, estamos a preparar o “ Felgueiras + Moda” com a realização de dois eventos de promoção do comércio nas cidades de Felgueiras e Lixa.

Como podem constatar, aqui estamos para apoiar o nosso tecido empresarial.


AEF Presidente

Nuno Fonseca