Pão de Ló de Margaride – Um Produto Regional com História

/ Março 29, 2017/ / 0 comments

SISTEMA DE APOIO ÀS AÇÕES COLETIVAS – “INTERNACIONALIZAÇÃO”

Programa Operacional Programa Operacional Regional do Norte

Eixo Prioritário Competitividade das Pequenas e Médias Empresas

Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização.

Pão de Ló de Margaride – Um Produto Regional com História

O Pão de Ló de Margaride, produzido no Concelho de Felgueiras é um produto regional com caraterísticas únicas, com forte tradição na Região, no País e no Estrageiro. A História do Pão de Ló Margaride confunde-se com a História da Freguesia de Margaride e Concelho de Felgueiras. É na cidade de Felgueiras, sede do concelho e comarca do mesmo nome, atravessada por estradas, que se dirigem para Guimarães, Fafe, Amarante e Lousada, que se fabrica o afamado pão de ló de Margaride, cuja história se destaca ao longo de séculos. O fabrico do pão de ló ou pão leve, em Margaride, data de há mais de três séculos. O da casa de Leonor Rosa da Silva, a casa mais antiga ainda hoje aberta, data de há um século e meio. A forte tradição e reconhecimento deste produto regional está muito associado à Casa de Leonor Rosa da Silva, hoje em dia denominada Fábrica de Pão de Ló de Margaride, Lda., atendendo a que em 1888 foi atribuída a esta Casa a designação de Fornecedora da Casa Real Portuguesa, atendendo à excelência e fama do famoso Pão de Ló que produzia. Durante mais de cinquenta anos de trabalho porfiado e inteligente, conseguiu tornar conhecido em Portugal e no Brasil o seu pão de ló de Margaride, cujo nome é hoje bem persistentemente cobiçado. Por carta particular, timbrada com as armas de Suas Altezas Reais os Duques de Bragança, foi informada Leonor Rosa da Silva, de que lhe foram concedidas as honras de fornecedora da Real e Ducal Casa de Bragança. Assente nesta forte tradição, receita única e reconhecimento da excelência do Pão de Ló Fabricado em Margaride-Felgueiras, ao longo dos últimos 100 anos, foi-se desenvolvendo um conjunto de unidades industriais única e exclusivamente dedicadas ao Fabrico do Pão de Ló e produtos derivados, que hoje assumem uma forte importância na economia do Concelho de Felgueiras e são uma das imagens de marca do Concelho a par da Industria do calçado. Este doce tem uma importância cultural e turistica, quer ao nível da sua história, quer pelo que representa na vida dos felgueirenses e visitantes. O Pão-de-ló de Margaride serve também para muitos emigrantes matarem as saudades de Portugal, o que motiva vendas elevadas para os países onde trabalham mais portugueses.

Este setor a seguir ao setor do calçado é um dos principias setores de atividade económica do Concelho de Felgueiras e é uma das imagens distintivas do Concelho, mas também do ponto de vista económico e social, fez com que o Município desde à alguns anos tenha passado a organizar um festival internacional do pão-de-ló que decorre todos os anos, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, onde estão sempre representados vários doceiros de diversos pontos do país e em especial os doceiros do Pão de lo de Margaride. Com vários seculos de história, como sendo um recurso endógeno do Concelho de Felgueiras com elevado valor social e económico, o Pão de Ló de Margaride passou de um produto artesanal, para um produto que hoje é feito de forma industrial, mantendo no entanto as suas caraterísticas originais, neste sentido entende a Associação Empresarial Felgueiras, que este é o momento certo para intensificar a exportação deste produto, através de uma intervenção estruturada, que passa pelo desenvolvimento de ações de capacitação e cooperação empresarial entre os industriais deste setor, pela prospeção de mercados com potencial de internacionalização e pela promoção internacional do Pão de Ló de Margaride, que permita aumentar os atuais níveis de exportação deste produto, melhorar a imagem internacional do mesmo e faze-lo subir na cadeia de valor. Pretende-se assim criar condições favoráveis aos processos de internacionalização dos produtos da Região, atribuindo-lhes uma identidade própria e consolidar uma articulação do potencial da região em produtos de elevado valor acrescentado, como o pão-de-ló e produtos derivados.

Assim, este projecto preconiza a realização das seguintes ações:

1 – Criação da Denominação de Origem, como Produto Regional – Pão de Ló de Margaride: Esta ação consiste no processo de criação da denominação de origem como produto regional, o Pão-de-Ló e seus derivados oriundos e produzidos em Margaride-Felgueiras.

2- Estudo e caraterização do setor industrial da Produção de Pão de Ló de Margaride Esta ação pretende levar a cabo o desenvolvimento de um estudo setorial da industria de produção de pão-de-ló de Margaride, de forma a conhecer o mercado e atribuir-lhe uma caracterização e definição concreta e quantificável, de forma a obter uma perceção concreta da sua dimensão, capacidade produtiva, mercados de atuação, entre outros aspetos.

3 – Conhecimento dos Mercados Internacionais: Esta ação pretende analisar um conjunto de mercados externos com elevado potencial de exportação dos produtos objeto do projeto, com o objetivo de detetar quais os 3 países que apresentam maiores probabilidades de sucesso em termos de processo de internacionalização, apostando posteriormente em fortes politicas de marketing e em ações de prospeção devidamente estruturadas, para a conquista e exploração desses mesmos mercados.

4 – Cooperação Empresarial: Esta ação visa criar mecanismos que levem ao agrupamento das empresas/produtores na abordagem aos mercados externos, criando assim dimensão nesta abordagem, para além disso pretende-se criar sinergias com a Associação Empresarial de Felgueiras para que esta faça parte da rede colaborativa e assim apoiar os processos de internacionalização do setor, ou que implementem abordagens conjuntas aos mercados internacionais, através da sua experiência, conhecimento e know-how.

5 – Ações de Marketing setorial / Regional: Pretende-se com esta ação levar a cabo iniciativas internacionais, que permitam dar a conhecer a realidade do setor, as características da região, a qualidade dos produtos, através do convite feito a opinion makers, especialistas internacionais e por outro lado participar ativamente em feitas internacionais do setor nos países identificados anteriormente como de elevado potencial de exportação.

6 – Ações de Disseminação – Realização de um seminário de encerramento do projeto, para apresentação e avaliação dos resultados obtidos e reforço da visibilidade do setor a nível nacional e internacional.

O projeto, centrado no desenvolvimento do potencial de internacionalização do setor da industria do Pão de Ló de Margaride enquanto recurso endógeno da Região do Tâmega e Sousa, com forte ligação ao setor agroalimentar e turismo, possui os seguintes objetivos: –

  1. Implementar uma Estratégia integrada de Internacionalização do setor industrial de Fabrico de Pão de Ló e Produtos Derivados – Indústria Alimentar;
  2. Conhecer o pontos críticos de sucesso do setor a nível nacional e internacional; -Estabelecer redes de cooperação entre os atores do setor;
  3. Desenvolver e estruturar competências internas, para apoio às empresas no seu processo de abordagem aos mercados;
  4. Desenvolver mecanismos de interação físicos e digitais entre as Empresas e Entidades envolvidas;
  5. Aumentar a visibilidade nacional e Internacional do setor.

 

Certificação Pão de Ló de Margaride

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