Quem Somos

Quem Somos

A Associação Empresarial de Felgueiras sucede em termos institucionais ao Grémio do Comércio de Felgueiras organismo de caráter corporativo, cujos estatutos são aprovados por Alvará de 26 de dezembro de 1942.

Em 1975, com o desmantelamento do sistema do corporativismo, os Felgueirenses deliberaram alterar a referida denominação para “Associação Comercial”. A 20 de Agosto de 1975, uma Comissão inicia a elaboração e consequente legalização dos estatutos desta Associação, tendo os mesmos sido publicados na terceira série do Diário da República nº 228, de 28 de setembro de 1976.

Em 1979 é formada uma Comissão Administrativa que dinamiza a Associação sendo eleitos os órgãos sociais em 1981, data que assinala o arranque definitivo de determinados serviços prestados aos associados que, a partir desta altura, passam a receber mais apoio, incentivos e informação.

Com o intuito de tornar este organismo mais dinâmico, expandindo o seu corpo social, em 1983, procederam-se a alterações estatutárias passando a Associação a designar-se como “Comercial e Industrial”, fato que se traduziu num alargamento do número de associados. Passou a atuar assim no domínio comercial e industrial, integrando no seu seio os empresários da indústria, sobretudo da indústria do calçado, cujo peso na economia e desenvolvimento do concelho era, e ainda é, determinante.

No dia 22 de novembro de 1992 é inaugurada a nova e atual sede, sita na Av. Dr. Ribeiro de Magalhães, n.º 1037 – 1.º – Felgueiras. As novas instalações da AEF são modernas e amplas, ocupando uma área de cerca de 300m2

Com a inauguração da nova sede e aquisição de novos equipamentos, foi dado um incremento substancial na qualidade e performance no apoio direto aos associados. Desses serviços destacamos os seguintes:

Um expediente de secretaria abrangente, disponibilizando serviços gratuitos, nomeadamente de processamento de salários, entrega dos pagamentos à segurança social, preenchimento de impressos diversos, e outros conexos com a atividade quotidiana das empresas.

Todo o tipo de expediente contabilístico e fiscal, mediante o pagamento de uma prestação mensal definida por tabela.

Mais recentemente, em 1997, no sentido dum melhor acompanhamento do desenvolvimento económico encetado na economia portuguesa com vista à integração na Europa comunitária, foi instituído um Gabinete Técnico (Económico e Jurídico).

Criado no âmbito do Programa de Apoio à Modernização do Comércio (PROCOM), Projectos Especiais (Associativismo), resultado de uma candidatura apresentada para esse efeito pela AEF, conta atualmente ao seu serviço com dois técnicos licenciados a prestar apoio na área jurídica e económica, a todos os empresários do concelho, sejam ou não associados da AEF.

Nesse mesmo ano e em parceria com a Câmara Municipal, realizou o estudo prévio com vista à implementação no centro urbano de Felgueiras de um Projeto de Urbanismo Comercial destinado a valorizar e requalificar o comércio e o espaço urbano envolvente.

Este Projeto que contou com uma ampla aceitação por parte dos empresários, sendo visível a sua renovação profunda do património urbano e comercial da cidade, estando em fase de arranque o respetivo Plano de Promoção, Animação e Publicidade, que visa divulgar a animar a zona de intervenção.

Tendo por base o sucesso do Projeto lançado no centro da cidade de Felgueiras, a AEF apresentou em 1998 conjuntamente com a Câmara Municipal mais dois Projetos de Urbanismo Comercial, respetivamente, para a cidade da Lixa e Vila de Barrosas os quais se encontram na fase de conclusão execução dos projetos individuais e dos projetos de requalificação urbana, tendo já sido também apresentados os respetivos Planos de Promoção, Animação e Publicidade.

Para além do envolvimento em urbanismo comercial, a AEF preocupa-se hoje também assegurar aos associados o cumprimento da legislação em vigor no que respeita a Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho. Para tanto, tem celebrado um protocolo com uma empresa que opera nesse domínio e que tem garantido ao empresariado Felgueirense o cumprimento das imposições legais em condições de particular comodidade, uma vez que os exames médicos têm sido realizados em unidades móveis e nas próprias instalações da Associação Empresarial de Felgueiras.

Outra preocupação e aposta constante da AEF é a Formação Profissional. Prova deste fato são os inúmeros cursos de formação profissional que já levou a efeito desde 1992, acções que foram comparticipados pelo Fundo Social Europeu. A formação profissional da AEF aproveita essencialmente a ativos, dirigidos essencialmente a funcionários dos sócios e aos sócios da Associação, mas também compreende ações de formação de mais longa duração para desempregados.